Dica

A castração para evitar o abandono

Procedimento auxilia no controle de natalidade e inibe instintos de territorialismo e fuga dos animais

Divulgação -

Ninhadas não desejadas são um problema comum e que levam ao abandono de animais. Ao não optarem pela castração de seus pets - fêmeas e machos -, os tutores acabam se deparando com um problema que, muitas vezes, “não sabem” como resolver: o que fazer com os filhotes. “Mais uma vez entra aqui a questão do custo que esses animais demandam, e também a dedicação de tempo que eles exigem. Sem preparo, muitos cometem o crime de abandono”, alerta Deniz Anziliero, conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).

Para se ter uma ideia, de acordo com o CRMV-RS, um casal de cães, com duas crias por ano e uma média 12 filhotes, pode ultrapassar 80.000.000 - sim, 80 milhões - de animais ao longo de dez anos em sucessivas gerações. Um casal de gatos, cruzando duas vezes por ano, pode originar 66.000 filhotes em apenas sete anos.

Muitas vezes os tutores evitam a castração baseados em informações que não refletem a verdade. Por isso é importante ressaltar: a castração pode ser feita a partir dos quatro meses, tanto para fêmeas quanto para machos, e o procedimento precisa ser realizado por um médico veterinário.

Desfazendo mitos
Não é verdade que as fêmeas precisam ter pelo menos uma ninhada antes de serem castradas. A prevenção de câncer em glândulas mamárias será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio.
Machos não ficam tristes após a castração, eles apenas ficam mais tranquilos por não serem mais territorialistas.

Cães castrados não perdem a masculinidade. Como os animais cruzam por instinto, param de sentir a necessidade tão logo os hormônios sexuais param de ser produzidos.

Pets castrados tendem a ganhar peso não por causa da castração, mas em função de uma alimentação rica em calorias aliada ao sedentarismo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 41 novos casos de coronavírus Anterior

Pelotas registra 41 novos casos de coronavírus

Colheita de grãos de verão avança no RS Próximo

Colheita de grãos de verão avança no RS

Deixe seu comentário